domingo, 1 de março de 2009

Arte Rupestre

A Arte feita nas cavernas!!!
Abaixo, um texto básico sobre a produção que causa discursão sobre a intenção artística do homem pré-histórico, algumas referências sobre a Arte Rupestre no Brasil e as imagens de pinturas rupestes da Serra da Capivara no Piauí e também uma foto de Niéde Guidon, vale a pena pesquisar sobre ela e sua luta para preservação deste patrimônio brasileiro!
Arte Rupestre

Arte Rupestre é o nome que se dá ao tipo de arte mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações artísticas gravadas nas paredes e tetos das cavernas.

Esse tipo de arte teve seu início no período Paleolítico Superior, e as formas que o homem usava como material artístico eram ossos de animais, cerâmicas e pedras, além de fabricarem as tinturas através das folhas das árvores e do sangue de animais.

Os desenhos representados nas cavernas eram figuras de grandes animais selvagens, a figura humana raramente era representada, sugerindo muitas vezes atividades como a caça, normalmente não eram feitos de forma naturalista, como nos desenhos de animais.

Antigamente se pensava que a arte rupestre era uma armação criada pelos criacionistas (que crêem que Deus criou tudo) para desmentir Darwin, já que segundo a sua teoria os homens daquela época não eram capazes de manifestações artísticas como a arte rupestre. Contudo, a veracidade da arte rupestre foi comprovada, dando assim, a oportunidade de gerar valiosas pistas quanto à cultura e às crenças daquela época.

As mais importantes pinturas rupestres do Brasil:

PEDRA PINTADA (PA), aqui, em 1996, a arqueóloga americana Anna Rosevelt achou pinturas com cerca de 11.000 anos.
PERUAÇU (MG), tem vários estilos de pinturas entre 2.000 a 10.000 anos. Exibe espetaculares desenhos geométricos.
LAGOA SANTA (MG), suas pinturas de animais, conhecidas desde 1834, têm entre 2.000 e 10.000 anos de idade.
SÃO RAIMUNDO NONATO (PI), segundo Niède Guindon, da Universidade Estadual de Campinas, possui vestígios humanos de 40.000 anos e pinturas de 15.000 anos.

Para seu conhecimento:

A tinta de pedra é feita de cacos de minério que forneciam as cores para as pinturas rupestres: os artistas raspavam as pedras para arrancar os pigmentos coloridos, o vermelho e o amarelo vinham do minério de ferro, o preto, do manganês. Misturado com cera de abelha ou resina de árvores o pigmento virava tinta.

http://www.ab-arterupestre.org.br/ — associação brasileira de arte rupestre
http://www.fumdham.org.br/ — fundação museu do homem americano — Piauí










Niéde Guidon - Arqueóloga
Abaixo, dois links de vídeos do You Tube, que mostra de forma simples a Arte Rupestre. (não consegui colocar na barra de vídeos, mas vou aprender!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário